Esses dias comentei no Instagram sobre a importância da gente viver em ciclos: como isso é normal e saudável; e como eu estou vivendo na pele a necessidade de focar mais na minha vida profissional nas últimas semanas, tendo que deixar, entre outras coisas, a minha casa em segundo plano.
Porém, existe um fator relevante aí no meio: eu trabalho em casa, então a separação do pessoal e do profissional é feita por uma linha muito tênue. Minha casa, como um todo, é também o meu ambiente de trabalho, e eu tenho passado quase que 100% do meu tempo aqui.
Isso significa que, do mesmo jeito que precisaria incluir a manutenção de um escritório externo na minha agenda, botar o apartamento em ordem acaba fazendo parte da minha vida profissional, porque eu preciso de um ambiente organizado pra produzir e trabalhar bem.
Então, enquanto estou passando por essa fase de trabalho mais intenso, resolvi criar um esquema de organização e limpeza que colabore com a manutenção da casa e que tome poucos minutos por dia. Pretendo repetir esse esquema mensalmente, e adaptá-lo conforme as necessidades pessoais e profissionais forem mudando. Se for legal, continuo compartilhando aqui no blog. 🛋
Pra iniciar, eu fiz uma lista de todos os cômodos que temos aqui, e que precisam da minha atenção:
- Quarto
- Escritório
- Banheiros
- Sala de estar
- Sala de jantar
- Cozinha
- Lavanderia
- Varanda
Depois disso, anotei cada coisinha que precisava ser feita, durante esse mês, pra que tudo ficasse no lugar certo e a casa servisse a mim, e não o contrário. Excluí as atividades que tem que ser feitas todo/quase todo dia (lavar louça, tirar lixo, varrer), e deixei as que vão causar mais impacto em cada cômodo (aquelas coisas que a casa tá precisando mexxmo que sejam feitas):
QUARTO
- Arrumar roupas dentro das gavetas e araras
- Arrumar parte de cima das cômodas
- Dar um jeito nas sapateiras
ESCRITÓRIO
- Arquivar documentos
BANHEIROS
- Tirar todos os produtos e embalagens dos armários e colocá-los pra usar/doar/jogar fora
SALA DE ESTAR
- Guardar roupas limpas
- Guardar objetos soltos
SALA DE JANTAR
- Guardar bolsas
- Arquivar documentos
- Guardar objetos soltos no armário/bar
COZINHA
- Limpar geladeira (jogar fora o que estiver vencido)
- Separar itens pra doar
- Organizar balcões e armários
LAVANDERIA
- Zerar as roupas no cesto
- Guardar panos de chão e flanelas
- Organizar dispensa de produtos
- Organizar sacolas plásticas
- Limpar e guardar sapatos
VARANDA
- Limpar e guardar sapatos
- Guardar objetos e ferramentas do Fe
Alguns itens se repetem porque precisam ser feitos em cômodos separados, e vou trabalhar em um de cada vez. Quero dedicar entre 15 e 60 minutos por dia pra cada tarefa da lista durante o mês de julho (começando por anteontem!).
A ideia é ir desenvolvendo um método que me ajude a manter a organização da casa com mais facilidade, e resolvi compartilhar aqui porque pode ajudar algumas de vocês a criar um esquema pra própria casa (e porque assim podemos ir fazendo esse processo juntas!).
Me contem no Instagram se vocês curtem esse tipo de post, sobre organização do lar <3 Assim posso trazer mais desses conteúdos pra vocês! 💛

Quer receber os conteúdos do blog e ter acesso a recursos gratuitos? 💕 Deixe seu email aqui: