Em julho passado, eu compartilhei aqui no blog um post com meus planos para organizar a casa durante o mês. Para cada cômodo, anotei quais ações causariam mais impacto (aquelas coisas que estavam precisando meesmo ser feitas); e aqui está o balanço do que consegui realizar desde então:
QUARTO
- Arrumar roupas dentro das gavetas e araras ✓
- Arrumar parte de cima das cômodas ✓ (+/-)
- Dar um jeito nas sapateiras ✓
ESCRITÓRIO
- Arquivar documentos ✓
BANHEIROS
- Tirar todos os produtos e embalagens dos armários e colocá-los pra usar/doar/jogar fora ✓
SALA DE ESTAR
- Guardar roupas limpas ✓
- Guardar objetos soltos ✓
SALA DE JANTAR
- Guardar bolsas ✓
- Arquivar documentos ✓
- Guardar objetos soltos no armário/bar ✓
COZINHA
- Limpar geladeira (jogar fora o que estiver vencido) ✓
- Separar itens pra doar ✓ ( +/-)
- Organizar balcões e armários ✓ (Paulinha fez a maior parte do trabalho)
LAVANDERIA
- Zerar as roupas no cesto 👎🏻
- Guardar panos de chão e flanelas ✓
- Organizar dispensa de produtos ✓
- Organizar sacolas plásticas ✓
- Limpar e guardar sapatos ✓ (+/-)
VARANDA
- Limpar e guardar sapatos ✓
- Guardar objetos e ferramentas do Fe 👎🏻
JULHO E AGOSTO / 2019
Parando para fazer essa avaliação, vi que (com a ajuda da Paulinha) consegui dar conta de quase tudo que tinha planejado! 😮 Confesso que fiquei orgulhosa. Mas algumas coisas não saíram como o previsto: falhei miseravelmente no item “zerar as roupas no cesto”, por exemplo. Faz um ano e meio que moramos aqui e eu já cheguei beem perto, mas ainda não fui capaz de deixar o cesto de roupas sujas sem nada dentro.
Outra coisa que não fiz foi organizar as ferramentas do Felipe, mas, dessa vez, foi por pura negligência mesmo: simplesmente não era a minha prioridade e acabei deixando de lado. Já a parte de cima das nossas cômodas foi organizada, mas não estou totalmente satisfeita com o resultado, então vou trabalhar nisso até encontrar um lugar pra tudo.
E, além disso, ainda falta terminar de limpar alguns sapatos e efetivamente doar os itens da cozinha que foram separados (e estão aqui num cantinho me esperando 😁).
O QUE EU APRENDI
Resolvi dar continuidade a essa sequência de posts falando um pouco sobre o que to fazendo aqui em casa! Como pulei agosto e já estamos praticamente na metade de setembro, pensei em fazer atualizações bimestrais.
Vou continuar elencando as principais atividades aqui de casa em cada etapa e criando uma espécie de cronograma junto com vocês! Daqui um ano pode ser muito legal dar uma olhada no que já passou e ver quais itens fizeram mais diferença na organização da casa como um todo.
A maior lição que ficou pra mim nesse primeiro bimestre foi que fazer um pouquinho por dia é muito mais eficiente do que tentar fazer mil coisas de uma vez e esperar que tudo permaneça em ordem por um tempão. Eu vou dizer o óbvio porque nem sempre nos damos conta: a gente se move dentro de casa, nossos objetos se movem junto com a gente; e, na mesma medida, é preciso botá-los de volta no lugar. Não tem outro jeito. 🤷🏼♀️
E falta de tempo não é desculpa: 15 a 60 minutos por dia – dependendo da sua disponibilidade – podem fazer toda a diferença no ambiente em que você vive. Basta criar o hábito de se dedicar todo (ou quase todo) dia, porque, afinal de contas, organização é isso: um hábito.
SETEMBRO E OUTUBRO / 2019
Para as próximas semanas, vou refazer alguns itens da primeira lista, transferir os incompletos e incluir algumas coisas novas. Meus planos são os seguintes:
- Mudar a disposição dos livros na estante ✓ (Fiz isso essa semana!)
- Separar livros pra doação
- Arquivar papéis antigos (provas, cartas, cadernos, etc)
- Organizar as cômodas
- Limpar e guardar bolsas
- Terminar de limpar e guardar sapatos
- Guardar objetos soltos no armário/bar da sala
- Doar os itens de cozinha
- Organizar dispensa da lavanderia
- Zerar as roupas no cesto (Torçam por mim)
- Guardar ferramentas do Felipe
- Rever os objetos nos armários dos banheiros

Dá pra ver que tem menos coisa a ser feita, né? Com esse esquema de fazer um pouquinho por dia sei que, por mais que esteja trabalhando bastante, desde que eu me interesse de verdade por eles, até o fim de outubro consigo cumprir todos os itens dessa lista. Em novembro volto com a atualização!
Mas, antes disso, fica de olho aqui no blog e no meu Instagram, que to sempre falando de organização, planejamento e crescimento pessoal por esses canais! E agora me conta: o que você tem feito pra organizar a sua casa da melhor maneira? Eu quero saber!

Quer receber mais conteúdos do blog e ter acesso a recursos gratuitos? 💕 Deixe seu email aqui: