produtividade_home_office
Casa,  Organização,  Produtividade

Como se manter produtiva no home office

É comum a gente idealizar que quando estiver em casa vai fazer e acontecer, produzir como nunca, porque “vai ter tempo”. Quando você testa isso na prática percebe que, geralmente, quanto mais tempo livre nós temos, menos produzimos. O ambiente de casa é muito tentador e é preciso uma disciplina muito grande para se manter focada e produtiva.

Agora que o home office virou minha realidade em tempo integral, tenho testado e percebido tudo o que funciona para me ajudar a separar a minha casa do meu trabalho. Como eu sei que muita gente tem dificuldade nessa separação, vim compartilhar algumas das táticas que tem me ajudado a manter a produtividade mesmo no conforto do lar. 🙂

SE VISTA PARA O TRABALHO

Essa não é a primeira dica à toa: me vestir bem sempre me garantiu uma boa dose de confiança para começar o dia. Mais do que por pura estética, me sentir bem e confortável com as roupas e acessórios que eu estou usando me deixa à vontade para encarar os desafios que o dia-a-dia profissional trás – que são muitos. É algo que para mim faz toda a diferença! Afinal, a maneira como nos portamos diante das situações é diretamente influenciada pela forma como nos sentimos interiormente.

Além desse boom de autoconfiança, tirar o pijama, tomar um banho e vestir algo “pro trabalho” vai enviar uma mensagem informando ao seu cérebro que é hora de virar a chave. Claro que você não precisa por a sua melhor roupa para trabalhar de casa, mas se trocar vai fazer você entender melhor que aquele é um momento de focar e se comprometer, e não de descansar.

ESCOLHA UM LUGAR PARA SER SEU ESCRITÓRIO

Engana-se quem pensa que o home office te permite ficar na cama o dia inteiro. E tem gente que pensa que é assim mesmo! 😛 Além de ser prejudicial para a sua vida pessoal (sua cama é lugar para outra coisa), seu trabalho provavelmente não vai ser tão bem feito na cama quanto seria em um ambiente mais apropriado.

Eu dei sorte de aqui em casa ter um quarto vago, que eu pude transformar em escritório (to compartilhando as mudanças que to fazendo nele lá no meu Instagram). Agora eu já entendo que, quando entro ali, é hora de me comprometer com trabalho/estudo e não de ver Netflix, e isso tem me ajudado bastante a manter o foco! Controlo a luminosidade, fecho a porta, e me concentro.

produtividade_home_office
Imagens ilustrativas de como eu queria que meu escritório estivesse hoje haha

Eu ainda me permito pegar o laptop e produzir de outros cômodos da casa, quando fico confortável com isso. Afinal, uma das vantagens do home office é a flexibilidade, certo? Porém, recomendo fortemente que você tenha um canto específico para trabalhar, ainda que vá fugir dele em alguns momentos. Mesmo se não tiver um cômodo inteiro para chamar de seu, separe pelo menos um pedacinho da casa para ser seu escritório. Transforme esse no seu lugar preferido! Ponha uma iluminação confortável para os seus olhos, decore com objetos e cores que reflitam a sua personalidade, e deixe o local funcional para o seu trabalho. Você vai passar a maior parte do dia lá, então precisa de sentir à vontade.

CUIDE DAS SUAS FERRAMENTAS

Eis aqui algo que é de extreeema importância para mim: meus materiais de trabalho! E os que não são de trabalho também! haha Desde pequena eu sempre fui apaixonada por papelaria e sem ela não sei viver. Isso significa que eu mantenho sempre por perto um número grande de canetas coloridas, cadernos, planners e acessórios que me ajudam a me organizar e deixam minha rotina mais colorida. Eu fico mais focada e motivada só de ter essas coisas por perto. <3 Outra vantagem que eu tenho agora é ter os meus livros sempre à mão! Já aconteceu de eu estar estudando e darem como sugestão de leitura algum que eu já tinha na estante – facinho de pegar e conferir.

Mas, como nem só de diversão viverá o homem, além de materiais fofinhos, trabalhar em casa também exige cuidado com outras ferramentas importantes. Uma conexão de internet que não te deixe na mão e um computador que rode os programas que você precisa são exemplos básicos de coisas com as quais você precisa se atentar. (Eu, por exemplo, estou numa saga em busca de uma internet melhor.) Esse é o tipo de coisa que é fácil de esquecer quando você vem de um ambiente em que alguém cuidava disso para ti, né? Anote em um lugar importante quais são as ferramentas de que você precisa e se planeje para que elas estejam sempre em dia. Isso pode te evitar problemas futuros. 🙂

ESTABELEÇA E RESPEITE SEUS HORÁRIOS

Como uma mulher que acumula trabalho em casa com tarefas domésticas, eu sei como pode ser tentador botar uma pilha de roupas para lavar entre um email e outro. E não existe algo exatamente errado nisso, se você consegue dar conta de tudo no fim do dia. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não consegue e acaba se perdendo, tanto na organização da casa quanto na do trabalho.

O ideal é escolher os melhores horários para fazer cada tarefa, e respeitá-los. A boa notícia é que, em casa, você tem praticamente total liberdade para fazer isso. Eu, por exemplo, costumo dar a minha geral na casa pela manhã, antes de começar o expediente. Mas você pode definir seus horários de outra forma – e trocá-los quando quiser, testando o que funciona melhor para ti. O importante é estabelecer uma rotina que te favoreça e respeite os seus compromissos; e segui-la diariamente. Assim você evita ficar perdida, sem saber por onde começar o dia e como seguir com ele!

SEPARE AS TAREFAS EM BLOCOS

Independente de quantas áreas da vida você tenha que equilibrar, dividir seus compromissos em blocos sempre é uma boa. Você pode separar em: casa / trabalho / estudos; manhã / tarde / noite; interno / externo… E dentro de cada bloco colocar os compromissos correspondentes. Assim você resolve a maior parte das tarefas de cada área de uma vez só. (Esse planejamento tem sido bem eficiente para mim, principalmente para o que precisa ser resolvido na rua e tarefas domésticas.)

Seguindo a mesma linha de raciocínio da definição dos seus horários, defina quais são os melhores períodos para executar cada coisa, e se programe de acordo. Tenha sempre um lugar para anotar tudo o que precisa fazer e, se achar necessário, mantenha um caderno/planner para cada área da sua vida. Pode ficar mais fácil se organizar olhando para tudo em separado!

ALINHE AS EXPECTATIVAS DA SUA FAMÍLIA

Quando você mora com outras pessoas, pode ser que nem todo mundo entenda que você está em casa trabalhando. A minha mãe, por exemplo, não pode me ver com o laptop na mão que já quer conversar haha. Eu não moro mais com ela, mas precisei usar a internet da casa de mainha há umas semanas atrás, e foi meio caótico. Uma outra dificuldade é dizer não para quando te pedem alguma coisa durante o seu expediente. É comum as pessoas pensarem que, por você ter horário flexível, pode largar tudo e ir atrás delas.

Para se livrar desse problema sem magoar quem é importante para ti, a única alternativa é alinhar as expectativas dessas pessoas. Deixe claro para a sua família e amigos que você precisa de um certo isolamento para fazer seu trabalho acontecer. Informe os seus horários e delimite o seu espaço de trabalho. E, principalmente, nos seus momentos de folga, passe tempo de qualidade com essas pessoas! Olhe nos olhos delas, preste atenção no que elas tem a dizer… Assim você cultiva relações de qualidade e, quando estiver ocupada com outras coisas, vai ser muito mais fácil se posicionar.

Agora, se você trabalha em casa, me conta o que tem feito para se organizar! Se não trabalha mas pensa em fazer isso um dia, me diz quais são as suas expectativas com o home office. É uma delícia trocar experiências sobre as coisas que estamos vivendo, e sempre podemos aprender coisas novas! Te vejo aqui na semana que vem, e estou lá no meu Instagram todos os dias. 💕

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *