TED Talks
Desenvolvimento Pessoal,  Dicas

4 TED Talks que vale a pena assistir

Nos últimos meses eu adquiri o saudável hábito de assistir TED Talks diariamente. Costumo consumir de 1 a 3, 4 palestras por dia, pelos canais do YouTube TED (conferências oficiais) e TEDx (eventos independentes organizados no formato TED) 🎥

As palestras expõem ideias muito plurais, então nem todas que eu assisto chamam muito a minha atenção. Mas algumas que vi nos últimos dias me marcaram, então decidi compartilhar aqui e espalhar palavras e ideias que podem mudar a maneira como as pessoas veem a vida! 🙂

1 | DENTRO DA MENTE DE UM PROCRASTINADOR | TIM URBAN

Essa foi a primeira TED que me chamou a atenção de verdade nos últimos tempos. O Tim Urban é engraçado e a palestra passa que você nem vê! Ele retrata uma experiência que todos passamos na vida: aquela de adiar algo que precisamos fazer até o último minuto, e depois enlouquecer com o prazo “apertado”. Para ilustrar o conceito da palestra, ele mostra imagens verídicas do cérebro de um procrastinador, que facilitam muito a compreensão desse fenômeno que a gente tem que evitar diariamente:

Tim também escreve no blog Wait But Why.

2 | REPENSANDO A INFIDELIDADE… UMA PALESTRA PARA QUEM JÁ AMOU | ESTHER PEREL

Esse foi o vídeo que me levou a conhecer a Esther Perel, e só por isso já serei eternamente grata. Esther é uma terapeuta belga especialista em relacionamentos, e nessa TED ela fala especificamente sobre traições. Com toda a bagagem que a experiência profissional dela traz, Esther realmente faz o espectador repensar o que sabe sobre infidelidade.

Eu, que já fui traída – e não foi pouco 😁-, já refleti demais sobre esse tema; e hoje, depois que a dor passou, consigo ver as coisas por uma outra perspectiva. Conversas e palestras como essa tem uma grande responsabilidade nessa minha nova forma de ver, e enriquecem qualquer pessoa que já esteve envolvida numa traição – de qualquer um dos três lados.

Esther Perel também tem um canal no YouTube, onde ela fala sobre relacionamentos, dá dicas e responde perguntas.

3 | OS BENEFÍCIOS TRANSFORMADORES DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CÉREBRO | WENDY SUZUKI

Essa foi uma das TEDs mais divertidas que eu assisti! A Wendy Suzuki tem uma energia muito boa e dá pra ver como ela é inteligente e apaixonada pelo trabalho. Nessa palestra ela fala sobre as descobertas científicas que provam os benefícios que o exercício físico traz para o cérebro.

Eu super me identifiquei porque, conforme venho compartilhando lá no meu Instagram, nos últimos tempos eu tenho provado na pele como a atividade física traz mudanças na vida como um todo 🥰 O respaldo científico é interessante porque faz a gente entender melhor a forma como nos sentimos, e, no meu caso, também ajuda a me manter motivada!

4 | O PODER DOS INTROVERTIDOS | SUSAN CAIN

Com essa aqui eu também me identifiquei demais! 😁 Eu não sou tímida – e a Susan Cain fala sobre isso na TED -, mas sempre fui extremamente introvertida. Tanto que estar expondo as minhas ideias nesse blog até hoje é um pouco assustador para mim. Nem tanto por receio do julgamento social, mas mais por me sentir muito mais confortável dentro da minha própria mente do que fora dela.

Ao longo da vida, eu passei por várias situações de cobrança para me tornar mais extrovertida, para falar mais, ser mais “simpática”, como as pessoas diziam. Achava que realmente deveria ser assim, que tinha algo errado comigo, quando, na verdade, ser introvertido não é nenhum problema.

Hoje consigo ver valor na minha introversão. Sou capaz de amar a companhia das pessoas, mesmo – e talvez principalmente haha – se estivermos em silêncio; e tento explicar esse conceito para elas. Ao mesmo tempo, também tenho trabalhado em mim a habilidade de me comunicar mais e melhor, de uma maneira geral. Em partes por causa da minha vida profissional, que atualmente exige isso, e em partes por conta do convívio social – que sofreu sim uma mudança positiva com a minha postura.

Mas o fato é que: ser introvertido não é defeito, e pra certas atividades e profissões pode até ser um benefício. Então vou deixá-los com essa TED, útil tanto para introvertidos se entenderem melhor, quanto para extrovertidos poderem nos enxergar com outros olhos!

TRANSFORME-SE

Todos os vídeos tem legendas em português, caso você não entenda em inglês. Porém, se você tiver uma noção do idioma, eu recomento fortemente ouvir as palestras sem legenda! Achei todas relativamente fáceis de entender, e é uma ótima oportunidade para fixar a segunda língua. Eu, por exemplo, tenho que prestar bastante atenção para entender o conceito da TED e isso me força a melhorar meu inglês naturalmente ☺️

Eu estou acostumada a assistir pelo YouTube pela conveniência, mas também é possível ver as palestras pelo site/plataforma da TED. Lá eles também deixam uma série de episódios relacionados ao tema que você está assistindo – oportunidade de encontrar mais palestras transformadoras.

Espero que essas – e outras – TED Talks acrescentem algo para ti, assim como fizeram para mim! Aproveitando o gancho para falar um pouquinho sobre hábitos, esse com certeza tem sido um dos que mais tem contribuído com o meu desenvolvimento: aos poucos deixar de lado aquilo que não vai me levar a lugar algum, e ocupar meu tempo com o que vai ajudar a me construir e me transformar 🌿

Você sempre pode me encontrar aqui no blog, ou lá no meu Instagram 🌺

divisor

Quer receber conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada? 💕 Deixe seu email aqui:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *