fbpx
escritório_home_office_karina
Casa,  Organização

Organização da casa: #Julho2019

Esses dias comentei no Instagram sobre a importância da gente viver em ciclos: como isso é normal e saudável; e como eu estou vivendo na pele a necessidade de focar mais na minha vida profissional nas últimas semanas, tendo que deixar, entre outras coisas, a minha casa em segundo plano.

Porém, existe um fator relevante aí no meio: eu trabalho em casa, então a separação do pessoal e do profissional é feita por uma linha muito tênue. Minha casa, como um todo, é também o meu ambiente de trabalho, e eu tenho passado quase que 100% do meu tempo aqui.

Isso significa que, do mesmo jeito que precisaria incluir a manutenção de um escritório externo na minha agenda, botar o apartamento em ordem acaba fazendo parte da minha vida profissional, porque eu preciso de um ambiente organizado pra produzir e trabalhar bem.

Então, enquanto estou passando por essa fase de trabalho mais intenso, resolvi criar um esquema de organização e limpeza que colabore com a manutenção da casa e que tome poucos minutos por dia. Pretendo repetir esse esquema mensalmente, e adaptá-lo conforme as necessidades pessoais e profissionais forem mudando. Se for legal, continuo compartilhando aqui no blog. 🛋

Pra iniciar, eu fiz uma lista de todos os cômodos que temos aqui, e que precisam da minha atenção:

Depois disso, anotei cada coisinha que precisava ser feita, durante esse mês, pra que tudo ficasse no lugar certo e a casa servisse a mim, e não o contrário. Excluí as atividades que tem que ser feitas todo/quase todo dia (lavar louça, tirar lixo, varrer), e deixei as que vão causar mais impacto em cada cômodo (aquelas coisas que a casa tá precisando mexxmo que sejam feitas):

QUARTO
  • Arrumar roupas dentro das gavetas e araras
  • Arrumar parte de cima das cômodas
  • Dar um jeito nas sapateiras
ESCRITÓRIO
  • Arquivar documentos
BANHEIROS
  • Tirar todos os produtos e embalagens dos armários e colocá-los pra usar/doar/jogar fora
SALA DE ESTAR
  • Guardar roupas limpas
  • Guardar objetos soltos
SALA DE JANTAR
  • Guardar bolsas
  • Arquivar documentos
  • Guardar objetos soltos no armário/bar
COZINHA
  • Limpar geladeira (jogar fora o que estiver vencido)
  • Separar itens pra doar
  • Organizar balcões e armários
LAVANDERIA
  • Zerar as roupas no cesto
  • Guardar panos de chão e flanelas
  • Organizar dispensa de produtos
  • Organizar sacolas plásticas
  • Limpar e guardar sapatos
VARANDA
  • Limpar e guardar sapatos
  • Guardar objetos e ferramentas do Fe

Alguns itens se repetem porque precisam ser feitos em cômodos separados, e vou trabalhar em um de cada vez. Quero dedicar entre 15 e 60 minutos por dia pra cada tarefa da lista durante o mês de julho (começando por anteontem!).

A ideia é ir desenvolvendo um método que me ajude a manter a organização da casa com mais facilidade, e resolvi compartilhar aqui porque pode ajudar algumas de vocês a criar um esquema pra própria casa (e porque assim podemos ir fazendo esse processo juntas!).

Me contem no Instagram se vocês curtem esse tipo de post, sobre organização do lar <3 Assim posso trazer mais desses conteúdos pra vocês! 💛

divisor

Quer receber os conteúdos do blog e ter acesso a recursos gratuitos? 💕 Deixe seu email aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

karinamatosblog

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.